09/01/2012

Entrevista com a Banda Diário de Dália




Como de costume, gostaria que vocês se apresentassem para a galera.
Bom, nos somos o Diário de Dália!
Eu me chamo Fábio Gary, sou vocalista. Os guitarristas são Lucas Guerrieiro e Dan Majero. O baixista é o Igor Balmas e o baterista se chama Pedro “Missão”. Estamos juntos como banda há 4 anos, mas somos amigos de longa data. Começamos a levar realmente a sério o nosso trabalho nesse ano de 2011 e estamos aí, atrás de fazer algo que seja diferente na nossa arte.

Qual a origem do nome da banda?
A banda no começo se chamava 103 S A. Nós não gostávamos muito do nome e decidimos mudar. Fizemos uma enquete no nosso saudoso fotolog e o nome Dália foi o vencedor. Como já existia uma banda chamada Dália, resolvemos acrescentar algo ao nome, o que ainda daria mais identidade à coisa. Depois de muito discutir, sugeri um nome conceitual, que traduzisse bem a banda. Diário de Dália simboliza a idéia de que nossas músicas são pessoais, histórias vividas por nós mesmos e traduzidas em forma de música. Natural, simples e singular, tal como uma flor (Dália pra que não sabe é o nome de uma flor).

Vocês lançaram um Ep nesse ano que se chama ''Sobre Tudo Que Esperei'', como foi a gravação e o lançamento desse Ep?
Esse EP foi gravado após um período conturbado. Eu tinha acabado de me tornar pai, a banda decidiu parar por um tempo. Ficamos 1 ano sem ensaiar, sem tocar, nada. No finalzinho de 2010, sentamos pra conversar e decidimos voltar com a banda. Eu tinha algumas músicas novas e escolhermos Sobre Tudo Que Esperei pra ser o single de um EP novo. O EP é bem sobre isso... tudo aquilo que esperamos por tanto tempo. Ele foi gravado no Rocha Studio, aqui no RJ, arranjado e produzido pelo nosso amigo e produtor Wagner Mônaco. Em 1 mês nós terminamos tudo e lançamos no começo do ano. A banda andava meio perdida na época, sem produtor, sem tempo... só mesmo agora, no final do ano, conseguimos fechar com a UMA Agency, que deu um levante na divulgação e a banda finalmente começou a caminhar. A passos relativamente largos, graças a Deus.

Estamos terminando o ano de 2011 e eu gostaria de saber de vocês, como foi esse ano, se foi bastante produtivo, mais fãs, mais divulgação, shows e o que vocês planejam para o ano de 2012, melhorar em algo, fazer coisas novas...
O ano de 2011 foi a nossa transição. Serviu pra definirmos se queríamos mesmo tentar viver de arte. Serviu pra nos encontrarmos de vez como banda, estreitar os laços, tanto musicais quanto afetivos entre os cinco. Amadurecemos bastante nesse ano. O EP deu uma resposta muito boa pra quem não era conhecido por ninguém. Fechamos algumas coisas, recebemos propostas, ganhamos fãs (o que é a maior conquista desse ano, fãs de verdade). Fizemos alguns shows muito legais e hoje somos reconhecidos como uma das bandas mais promissoras do underground carioca. Agora,esperamos que 2012 seja o nosso ano! Em Fevereiro estamos entrando em estúdio pra gravar o primeiro álbum. Em Março lançamos. Mas antes disso vai rolar um clipe de internet, estamos com muitas coisas legais engatilhadas pra acontecer. A gente espera que em 2012 nossa arte se torne realmente coletiva.

Tem algum banda que vocês seguem como inspiração?
Cara, diversas! Acho que em cada período, nós nos espelhamos em alguma coisa diferente. Mas as unanimidades na banda são: Beatles, Queen, Taking Back Sunday e Dashboard Confessional. Ultimamente eu tenho me inspirado muito em Marianas Trench, Go Radio e Hateen pra compor. Mas a gente ouve muita coisa!

Qual a banda preferida de cada um de vocês?
Cara, vou colocar duas. Porque sempre tem aquela que você está ouvindo mais e aquela que estará sempre no coração né! Rs
Fábio Gary – Incubus e Taking Back Sunday.
Dan Majero – Los Hermanos e Taking Back Sunday.
LucasGuerrieiro – Aerosmith e Funeral For a Friend.
Igor Balmas – Beatles e Foo Fighters.
Pedro Missão – Bad Religion e Saosin.

Vocês fazem muitos clipes, e tem um tal de #Ensaio Aberto, como funciona isso e quem foi que teve essa idéia?
Essa idéia partiu do Dan Majero. Ele é fotógrafo nas horas vagas e tá começando a trabalhar com edição de vídeos. Chegou em um ensaio com a idéia de gravarmos alguma música do nosso ensaio ao vivo, mixarmos e editarmos o vídeo depois. A proposta era não haver edição no som, apenas mixagem. Hoje em dia, é muito fácil você gravar qualquer coisa. Queríamos fazer AO VIVO. Por isso o nome #EnsaioAberto. O primeiro vídeo foi o cover de FooFighters, Dear Rosemary. Mas logo depois tivemos que dar uma parada nos vídeos pra focar nas prés do álbum. Até o lançamento do cd deve sair mais algum #EnsaioAberto e até mesmo um clipe a vera!

Vocês gravaram um Web Clipe ao vivo ''O Cravo e A Rosa'', como foi a gravação, ocorreu tudo direitinho e como foi a escolhida a música que seria feita o Web Clipe
Esse webclipe ao vivo foi gravado pro Olha Minha Banda desse ano. Nós ficamos entre as 30 pré-definidas pra final, mas infelizmente não nos convocaram entre as 3 bandas. Fizemos no mesmo esquema do #Ensaio Aberto, nós mesmos gravamos e editamos tudo. Tudo ao vivo. Escolhemos O Cravo e a Rosa porque queríamos passar a imagem de banda de ROCK no programa. Hoje em dia tá faltando um pouco disso, a galera parece que não tem interesse em mudar o cenário atual. Todo mundo aceita ser banda de rock que se vende como pop o tempo inteiro. Banda de rock tem que se vender como ROCK. Pelo menos nós achamos isso.

Gostaria de agradecer a vocês por essa oportunidade e desejar muito sucesso para vocês e que vocês continuem assim!
Que isso galera! Nós que agradecemos a oportunidade de falar um pouco mais sobre a banda. Queríamos parabenizar vocês pelo blog, a gente precisa de mais coisas sobre rock por aqui! Agradecert ambém a toda a galerinha que deve estar agora em casa comentando e compartilhando a entrevista. Brigadão mesmo galera! Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário